Smart Tourism: a tendência do uso da tecnologia para aprimorar a experiência do viajante
- gabrielemunaretti
- 8 de mai.
- 4 min de leitura

O aumento do uso de novas tecnologias em nossas vidas não é uma novidade e no setor do turismo isso vem se tornando ainda mais realidade. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Booking.com, cerca de 66% dos brasileiros, afirmam que pretendem usar a Inteligência Artificial (IA) para organizar suas próximas viagens ao longo deste ano, ou seja, a cada 3 brasileiros 2 irão fazer o uso dessa tecnologia em suas viagens. Com essa tendência, a tecnologia se torna ainda mais assertiva, permitindo identificar preferências, ofertas e estilos de viagem para diferentes perfis de clientes.
Assim, como aponta o relatório da Travel & Hospitality AI Market Overview, com o mercado de IAs crescendo cada vez mais no setor de viagens, o investimento pode ultrapassar US$ 1,2 bilhões até 2026.
Mas o que o Smart Tourism (ou turismo inteligente) tem a ver com isso? O Smart Tourism consiste justamente no uso de tecnologias, dados e inovação para aprimorar a experiência dos viajantes. Isso gera mais precisão, uma vez que as viagens se tornam personalizadas, e otimiza a gestão, visto que o uso das tecnologias possibilita mais eficiência em todas as operações que compõe uma viagem. Ademais, o turismo inteligente também tem como intuito amplificar a acessibilidade, sustentabilidade ambiental e inclusão social, sempre com o foco de transformar a experiência do turista alinhado ao menor impacto para os moradores do destino.
Dessa forma, o smart tourism é composto por diversas tecnologias que ajudam a impulsionar a experiência do viajante. As primeiras são a IA e Big Data que ajudam a processar os dados rapidamente e entender o comportamento dos viajantes afim de personalizar cada vez mais as suas viagens como, por exemplo, criar um roteiro com passeios que façam sentido para o perfil. Outra tecnologia é a Internet das Coisas (IoT), que através de sensores de monitoramento de movimentação ou temperatura, conseguem controlar o fluxo em pontos turísticos ou adequar a temperatura do ambiente otimizando o uso dos aparelhos. Além disso, há a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR), que proporciona experiências virtuais, mas com a sensação da realidade, essas tecnologias são muito utilizadas em experiências imersivas ou guias interativos em museus, por exemplo. E, há também os Apps e Plataformas Inteligentes que consistem em aplicativos de mobilidade, gastronomia, reservas, check-ins, entre outros.
Com isso, pode-se dizer que essas tecnologias são aliadas e proporcionam grandes benefícios para o setor do turismo. Isto é, no que tange a experiência do turista, ela se torna mais fluída, personalizada e há menos chance de terem experiências negativas. Quanto a gestão do destino, ela se torna mais eficiente, as operações se tornam menos burocráticas e atraem mais visitantes. E, no que diz respeito a sustentabilidade, com decisões baseadas em dados e sendo mais assertivas, há uma otimização de recursos e o impacto para o planeta diminui. Entretanto, apesar dos resultados positivos, há uma grande discussão no que tange a tecnologia na substituição da interação, conhecimento humano e mão de obra.
Quando falamos em tecnologia, sempre há a discussão máquinas x humanos, mas especificamente no setor de turismo, há uma preocupação na substituição de agentes de viagem pelas IAs que poderão facilmente planejar uma viagem, ou da equipe do hotel pelas plataformas inteligentes. Porém, por trás dessa concepção há um fato e uma grande oportunidade. O fato é que por trás da tecnologia sempre haverá um humano e no que diz respeito ao planejamento de viagens, 51% dos viajantes ainda pedem conselhos de familiares e amigos (Booking.com, 2024). Ou seja, as pessoas ainda buscam por recomendações, experiências pessoais e argumentos de autoridade para planejar as suas viagens, abrindo uma oportunidade para que os agentes, utilizem as tecnologias como uma aliada e otimizadora de processos, por que no fim, as pessoas gostam de relatos humanos. Já na questão da equipe do hotel, a oportunidade é mesma, utilizar as tecnologias como ferramentas para aprimorar ainda mais a experiência dos hóspedes, por exemplo, o recepcionista que antes precisava ficar 100% focado em check-ins e check-outs, agora pode ter mais liberdade para realizar outras funções como concierge, valorizando assim a interação humana, mas em um novo formato.
Dito isso, é possível concluir que as tecnologias, seja no turismo ou em qualquer outro setor, vem com grandes oportunidades, porém, é preciso estar a aberto a transformação e inovação para poder enxergar novas possibilidades. Logo, o Smart Tourism, não é só uma tendência, mas sim um novo olhar para o setor, uma oportunidade de crescimento e um novo modelo de turismo, mais tecnológico, mais sustentável e com novas experiências e interações. Por isso, é de extrema importância que os negócios desse setor estejam abertos e adotem a tecnologia, mesmo que em pequenas ações e gradualmente, pois essa tendência vem para ficar, e a hora de adaptação é agora.
E, se você tem um negócio que faz parte da cadeia do turismo, seja na hotelaria, na gastronomia ou no entretenimento, nós podemos te ajudar a iniciar ou ainda aprimorar essa jornada ao Smart Tourism. O Queóps é um sistema modular com soluções tecnológicas exclusivas para esses segmentos como, por exemplo, para hotelaria disponibilizamos tecnologias para check-in online e camareira eletrônica, que otimizam a jornada do cliente e facilitam a operação para a equipe. Para a gastronomia, soluções como reserva de mesas e pague sua conta, são muito utilizadas em vários países e auxiliam o turista. E, para o entretenimento, as soluções para parques, museus e atrações, como a gestão de ingresso e controle de acesso garantem uma experiência mais fluída para os visitantes
Por isso, se quiser saber mais sobre essas soluções, entre em contato conosco e agende uma conversa para vermos como podemos te ajudar a fazer a diferença no seu negócio!
Referências:
BANCO DO BRASIL. Planejar viagem: saiba como a IA pode transformar suas viagens. Blog BB, 25 jan. 2024. Disponível em: https://blog.bb.com.br/planejar-viagem-saiba-como-a-ia-pode-transformar-suas-viagens/. Acesso em: 16 abr. 2025.
BOOKING.COM. Booking.com revela tendências de viagem para Gen Z: metade dos viajantes brasileiros utilizarão inteligência artificial para planejar viagens. Booking.com News, 21 nov. 2023. Disponível em: https://news.booking.com/pt-br/bookingcom-revela-tendencias-de-viagem-para-gen-z-metade-dos-viajantes-brasileiros-utilizaro-inteligencia-artificial-para-planejar-viagens/. Acesso em: 16 abr. 2025.
HOTELIER NEWS. 2 a cada 3 brasileiros utilizarão IA para planejar viagens em 2025. Hotelier News, 21 nov. 2023. Disponível em: https://hoteliernews.com.br/2-a-cada-3-brasileiros-utilizarao-ia-para-planejar-viagens-em-2025/. Acesso em: 16 abr. 2025.
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