Você tem o hábito de reservar mesa?
- gabrielemunaretti
- 21 de jan.
- 2 min de leitura

Essa pergunta tem ganhado espaço no mercado gastronômico, uma vez que a reserva de mesa antecipada aumentou cerca de 6,2%, no Brasil em 2024, em relação ao ano de 2023 (Abrasel, 2024). Essa tendência em preferir fazer a reserva antes, já é um comportamento muito assíduo em países europeus e nos Estados Unidos. E, agora vem transformando os hábitos da população brasileira á medida que os restaurantes acompanham essa transformação e a tecnologia possibilita melhorar esse processo.
Dessa forma, com essa mudança, os benefícios tanto para quem faz a reserva, como para quem recebe, ou seja, o cliente e o restaurante, são muitos. No que diz respeito aos clientes, pode-se dizer que alguns pontos positivos são: a conveniência e praticidade de reservar a mesa com apenas alguns cliques; a experiência personalizada que garante a satisfação do cliente com o serviço; assegurar um atendimento eficiente com a eliminação de filas; e, a garantia da mesa que estará pronta assim que o cliente chegar.
Já para os restaurantes ou estabelecimentos que operam com a reserva de mesa antecipada, há outros benefícios como: organização e eficiência para garantir que as mesas estejam prontas; controle da capacidade em tempo real para evitar superlotação; planejamento do estabelecimento com otimização do espaço e maximização dos recursos; e, flexibilização e personalização dos ambientes, mesas, horários e quantidade de pessoas.
Com isso, pensando em todos esses benefícios e a transformação de hábitos dos brasileiros, a Lexsis desevolveu a solução de Reserva de Mesa, um módulo do Queóps, que justamente atende de forma prática a necessidade de reservar mesas antecipadamente. Essa solução funciona de modo muito simples e possui dois principais pontos de conexão. O primeiro é interface para o cliente, em que ele acessa o link de reserva do estabelecimento e preenche as informações relacionadas a ela para confirmar a sua mesa. E, o segundo ponto, são as interfaces acessíveis apenas para o restaurante, ou seja, é através delas que o estabelecimento pode fazer o gerenciamento das reservas, bem como visualizá-las, definir as regras, incluir e editar reservas.
É sempre pensando no bem-estar e em como a tecnologia pode simplificar os processos e proporcionar gestão, que desenvolvemos nossas soluções. Por isso, se quiser saber mais sobre essa solução, entre em contato conosco e agende uma conversa para vermos como podemos te ajudar a fazer a diferença no seu negócio!
Referência
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES. Reservas em bares e restaurantes aumentam em 2024. Disponível em: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/reservas-bares-restaurantes-aumentam-2024/. Acesso em: 20 jan. 2025.
Comments